domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

PLURALISMO DA LITERATURA LUSÓFONA MARCA PRESENÇA EM SARAU LITERÁRIO

Na noite de segunda-feira (8), o sarau Sina Poética promoveu em sua 11ª  edição um encontro além-mar para declamações poéticas. Com a presença dos portugueses  Afonso Cruz, escritor, e de Pedro Lamares, escritor e  ator, a edição especial com Feira do Livro permitiu um momento de celebração das literaturas lusófonas. 

O evento carrega em si a simbologia do dia 5 de maio, onde é comemorado o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Criada em 2009, a data tem o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

Ao subirem no palco, os convidados mencionaram que foram surpreendidos com o convite para o sarau mas definem como muito feliz essa oportunidade. Para o momento tão aguardado do sarau, Pedro e Afonso buscaram o início de tudo: a infância. 

Durante cerca de uma hora de apresentação, foram lidos textos que se dirigem ou tratam do assunto da infância. Afonso abriu os trabalhos com trechos do livro “Casa das estrelas”, do professor e poeta colombiano Javier Naranjo. Na obra são apresentados verbetes com definições realizadas por crianças de 3 a 12 anos. Na sequência,  Pedro apresentou o texto “Fraseador” do brasileiro Manoel de Barros, sendo complementado, após a exposição, por Pedro com  “O Brincador”, texto do escritor luso Álvaro de Magalhães. A noite seguiu com apresentação de vários outros textos, tendo no final um momento dedicado ao poeta gaúcho Mário Quintana.

Após a participação da dupla, o microfone do sarau foi aberto para a participação do público. Criado em 2018, o sarau chega a sua 11ª edição abrindo portas e microfones para o público local. Melina Guterres, fundadora da Rede Sina, comentou sobre a importância desse momento de trocas artísticas.

“Muito satisfatório poder trazer poesia de uma forma democrática, gratuita para as pessoas terem acesso. Que elas possam compartilhar e ouvir essa dupla maravilhosa. Foi um presente para a cidade. Foi muito bom apreciar a literatura portuguesa pela voz dos portugueses. É muito especial ter esse momento internacional na Sina Poética e, também, saber que eles estão ouvindo os nossos artistas, compartilhando da arte que a gente produz aqui também”, comemora.

Afonso Cruz participa do Livro Livro na noite desta terça-feira. Já Pedro Lamares sobe ao palco na quarta-feira. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada na bilheteria do Theatro Treze de Maio.

Foto: Tayani Guterres

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa