ATOS DE RESISTÊNCIA EM MEIO AOS TEMPOS DA PESTE

Foi lançado na tarde deste sábado (13), na Feira do Livro de Santa Maria, o livro “Crônicas dos Tempos da Peste”, de autoria do advogado Márcio de Souza Bernardes. O livro soma 49 textos que foram publicados em sua coluna semanal para o jornal Diário de Santa Maria.

A obra é um registro dos primeiros anos (de maio de 2020 a abril de 2021) da pandemia de Covid-19 a partir de um viés político e social. Entre angústias, reflexões sobre democracia, autoritarismo e resistências, Márcio aborda os tempos obscurantistas de uma conjuntura política centrada em negacionismo, tendo como pano de fundo a maior crise sanitária do século. 

“A gente viveu e ainda vive tempos complicados. E em 2020 e 2021 foram ainda mais tensos. Eu imaginei trazê-las [as crônicas] para um livro exatamente para ser um registro histórico. É um período bem marcado, esse governo nefasto do Bolsonaro que nós tivemos, são questões que não devem ser esquecidas”, comenta.

Márcio relatou a importância de manter a ordem cronológica das publicações realizadas no jornal na edição do livro. 

“Elas foram publicadas [no livro] por ordem de publicação [no jornal] por guardarem um nexo temporal mesmo. A cada crítica que fazia sobre eventos do governo, ou alguma situação da semana, eu acabava colocando o número das pessoas que haviam falecido por decorrência da Covid. Ao ler essas crônicas a gente vê que esse número vai aumentando. Parece que o livro acaba trazendo a  tensão que a gente viveu naquele tempo, justamente pela ordem cronológica dos textos”, relata o escritor. 

O autor analisa o livro e as 50 edições da Feira como um ato de persistência.

“50 anos marcam uma trajetória da Feira do Livro, inclusive de resistência. É fundamental para a difusão da cultura, da cultura do livro. Eu acho que estar na Feira do Livro com um livro que é de resistência, é também revisar a resistência na continuidade da literatura”, destaca.

A publicação é uma parceria entre as editoras Bestiário e Rede Sina.

Foto e Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa