LITERATURA NO MEIO DIGITAL É DESTAQUE NO PALCO DO THEATRO TREZE DE MAIO

Na tarde desta segunda-feira (), o público conferiu o bate-papo “Santa Maria no multiverso da leitura”, no Theatro Treze de Maio. A conversa mediada pelo publicitário e criador de conteúdo, Lucio Pozzobon de Moraes, contou com a participação de Laura Coelho, Vitória Damian, Denys Schmitt e Natássia Gabaia, todos envolvidos com o universo da literatura no meio digital.

Logo no início do bate-papo, os convidados contaram ao público como tem sido a apropriação da internet para a divulgação da literatura. O TikTok, plataforma de vídeos, tem sido a principal aposta dos criadores de conteúdo para alcançar o nicho literário. 

“No TikTok a gente tem uma abertura maior do que teria no YouTube. Nele temos uma troca muito mais direta. É um lugar com muito espaço para divulgar coisas legais”, relata Vitória.

Já Laura  decidiu apostar no Instagram para falar sobre seu maior interesse, os livros. Para isto, no final da pandemia, decidiu abandonar sua conta pessoal e se dedicar totalmente a dividir suas rotinas literárias.

As pessoas que me seguiam no pessoal não iriam querer saber o que eu estava lendo. Então decidi criar sendo um local seguro que eu comentasse sobre as minhas leituras e do meu dia-a-dia. Neste ano eu decidi trazer mais do meu cotidiano no story, mantendo as publicações literárias no feed. As pessoas gostam de ver este outro lado além dos livros e esta é a divisão que eu faço”, explica Laura.

A divulgação de livros e a cultura participativa se tornaram tema do trabalho de conclusão de curso de Natássia, que desde pequena gostava de ler e assistir na internet o que as pessoas estavam falando sobre a mesma obra, se aprofundando no curso de publicidade nas estratégias de divulgação de livros.

“Quando estava na faculdade, decidi me aproximar de temas que faziam parte do meu dia-a-dia para pesquisar. Foi quando percebi que era o conteúdo literário que eu consumia todos os dias, que eu estava obcecada e que poderia aproveitar muito bem. Eu poderia sentar e falar sobre aquilo facilmente. Eu queria entender como funcionava aquilo do ponto de vista publicitário e da comunicação”, lembra a publicitária.

Denys Schmitt, que também é escritor, falou sobre o longo caminho que é publicar suas obras, tendo se dividido entre sua atuação como designer gráfico e booktok (pessoa que produz conteúdo literário no TikTok).

“Eu fui para o TikTok e só comecei a publicar regularmente quando eu parei de fazer vídeos pessoais  e fui falar sobre Percy Jackson. Eu nichei o perfil com leitores de Percy Jackson. Tentei começar a publicar no Instagram os meus vídeos que eu publicava  na outra plataforma mas não tinha a mesma ideia de comunidade, de comentários, com pessoas animadas. Então hoje em dia eu reservo o Instagram para conteúdos pessoais e para divulgar os meus livros”, explica o escritor.

A conversa finalizou com os convidados dividindo com o público os seus sonhos para o futuro. Entre viver de ler, publicar livros, entrevistar atores da série de Percy Jackson, crescer no nicho literário digital e trabalhar em uma editora, todos foram unânimes em relacionar seus futuros junto à literatura.

Foto: Ronald Mendes

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa