O MUNDO É UM LUGAR PARA TODOS

A praça recebeu nesta tarde de segunda, 6 de maio, mais um lançamento de livro infantil.  Tem lugar para todo mundo de autoria de Selma Nanci Feltrin e ilustrações de Elias Ramires Monteiro.  Esse é o 16ª livro infantil da autora, todos lançados na Feira do Livro, e 14 deles possuem ilustrações de Elias.

Selma adora inventar, escrever histórias e poesias para crianças.  Sua relação com a leitura vem desde cedo e ela mantém a mesma alegria ao escrever. A autora conta que não sabia que seus rascunhos se tornariam mais uma publicação infantil, já que essa obra  pode ser sua última. Patronesse em 2008, na Feira Infantil, Selma descreve a sua relação com a leitura como algo interior, que vem de dentro com o que almeja para transformar o mundo em um lugar habitável e palatável, com amor, união e colaboração entre todos.

A autora  não se inspirou, mas sim transpirou ideias e o seu objetivo com a escrita de livros infantis é conquistar e formar leitores e através da leitura formar caráter, personalidade e pessoas cada vez mais humanas. A moral da história que espera passar através do livro é aceitar as diferenças entre todos e alertar que o mundo é para todos, onde todos possuem os mesmos direitos, porém encoraja os leitores a formarem a sua própria mensagem após a leitura.

O ilustrador Elias Ramires Monteiro, também autor de obras infantis, explica que a relação entre a autora e ele vem de longa data, sempre unidos pelas temáticas infantis, a presença de animais nos livros além das mensagens transmitidas através das obras. Ressalta que educar para aprender a respeitar as diferenças precisa ser ensinado desde a base, algo que é feito por Selma em seus trabalhos, focando as crianças. A relação entre Elias e a ilustração começou desde criança e se estende até os dias de hoje com o mesmo entusiasmo. Também já foi Patrono da Feira Infantil, em 2007, e acredita que Selma o escolheu para ilustrar suas obras através de referências de seus trabalhos como chargista.

DSC_0022

Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo/UFN Gabriel Leão
Foto: acadêmica de Jornalismo/UFN Mariana Olhaberriet/LABFEM
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)