quinta-feira, junho 13, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

O “ATÉ LOGO” SONORO DA 49ª FEIRA DO LIVRO

Durante o encerramento da 49ª Feira do Livro de Santa Maria, neste sábado, 14 de maio, ocorreu a apresentação da Orquestra Infantojuvenil Vicente Pallotti. No palco do Theatro Treze de Maio, o grupo apresentou seu repertório com músicas eruditas, de Beethoven e Vivaldi, passando pelo jazz à músicas nativistas, como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”.

A condução da apresentação ficou sob o comando de Alex da Rosa, professor e maestro do grupo. Ele relata que foi uma honra receber o convite para participar do encerramento da Feira do Livro, pois é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. “Realizamos esse trabalho há 12 anos e aos poucos estamos mostrando nossa cara, alguns conhecem outros não. Mas estar participando desse evento tão relevante para cidade, para o Estado e para toda nossa região é muito importante. Muito importante para nossas crianças, para nós como instituição e para a cultura no geral”, relata Rosa.

O maestro ainda explica que o foco principal desde a criação do grupo é atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O que queremos para o futuro é cada vez mais atender essas pessoas. Nosso foco é ajudar eles a terem uma vida melhor, mais saudável intelectualmente e culturalmente. Existe muito talento nas periferias que, as vezes, não é mostrado. Nosso trabalho é gerar essas oportunidades dentro da arte. Porque o que importa para nós é o futuro deles”, explica o professor.

Com aproximadamente 280 pessoas no Theatro, a apresentação encantou as pessoas que estavam presentes, sendo aplaudida de pé ao final. Foi o caso de Ingra Schmitt e Bruno Bitencourt, estudantes de Artes Visuais e Artes Cênicas na UFSM: “Quando eles tocaram a 5° Sinfonia de Beethoven, eu já vi que eles sabiam o que estavam fazendo. Todas as músicas foram muito bem executadas. Eu espero que eles se apresentem mais aqui, porque eu achei muito bom”. O casal ainda destaca a importância das diferentes formas de arte na apresentação. “Eles trouxeram a música, poesia, teatro, atuação e isso é muito importante”, concluem.

 Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico: Rubens Miola Filho

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Fotos: Ronald Mendes

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Especial para Feira do Livro de Santa Maria