domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

INTERVENÇÕES POÉTICAS LEVAM LITERATURA E REFLEXÃO AO PÚBLICO

Pela terceira vez em edições da Feira do Livro de Santa Maria é comum encontrarmos viajantes que chegam à cidade para prestigiar o evento direto do século passado. Nesta segunda-feira (01), alguns destes turistas chamavam a atenção de quem passeava pela Praça Saldanha Marinho e conferia as bancas de livros no local.

O exótico grupo que circulava entre os público se trata de uma trupe de artistas que embarcou em um trem em 1920 para iniciar sua turnê pelo mundo. Porém, algo inesperado aconteceu durante a viagem e os passageiros só chegaram ao seu destino neste momento.

Nesta edição, a trupe Los Viajantes, que faz parte do repertório de espetáculos do grupo Companhia Armazém, participou da Feira através de Intervenções Poéticas. Quem transitava pela Praça Saldanha Marinho logo era abordado pelos turistas que agraciaram o público com trechos literários do livro Ressignificar, de Akapoeta (pseudônimo de João Doederlein).

Trupe leva poesia ao público da Feira do Livro

Patrícia Garcia, integrante do grupo, explica que esta nova intervenção foi uma forma encontrada para de dialogar com o público através da temática literária.

“Nos outros anos nós interagimos com as pessoas através da música. Muitas vezes eles pediam uma música. Neste ano nós trouxemos a literatura para a intervenção, que é uma forma de trabalhar com a temática da Feira. A pessoa escolhe uma página do livro e nós lemos o trecho selecionado. Ressignificados permite essa interação e é também uma forma de levar à  reflexão com o ressignificar das palavras”, conta a artista.

O grupo Los Viajantes segue interagindo com o público da Feira do Livro nos próximos dias. Para conferir datas e horários, fique de olho em nossa programação!

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa