domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

“POESIAS ITINERÁRIAS” DE ESTUDANTES DO COLÉGIO RIACHUELO

Nesta quinta-feira (11),  na Feira do Livro, cerca de 18 estudantes do Ensino Médio do Colégio Riachuelo lançaram o livro  “Poesias Itinerárias”. A produção ocorreu nas oficinas de literatura, em atividades normativas, segundo o novo ensino médio. 

O livro é dividido em quatro partes. A primeira traz a temática da nacionalidade, “O país e suas fronteiras”. Na segunda, os alunos abordaram a posição do herói e o ponto de vista de cada um relacionado a esses personagem. Na terceira, em “os opressores e oprimidos” podemos encontrar as áreas da sociedade que participam de cada classificação. E por fim, na quarta parte, a temática é sobre a mulher. 

“Por ser professor de literatura, sempre queremos que eles adquiram a habilidade de escrever. Na verdade, quem fez a oficina, aprecia a leitura. Então a intenção é estimular mais ainda para que eles possam praticar e perceber que eles também têm capacidade de escrever poesia”, comenta o professor Alexandre Flores.

Com o novo ensino médio nos itinerários informativos são feitos projetos, e não foi diferente com o professor Alexandre. Ainda esse ano, dois livros serão publicados, um será a continuação de “Poesias Itinerárias” e o outro sobre contos. Os livros são comercializados na Feira e no Colégio Riachuelo.  

“É a primeira vez que escrevo um livro, é uma sensação nova e legal. Eu comecei participando do itinerário e a partir da ideia do professor, eu comecei a escrever os poemas”, conta a aluna do 2° ano do Ensino Médio, Rafaela Pillar Coletto. 

 

Foto e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa